Foto: APIB
Nos dias 19 e 20 de abril, indígenas da Terra Indígena Ibirama La Klãnõ, no Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, realizarão o evento alusivo ao Abril Indígena. A comemoração reunirá cerca de 120 famílias das nove aldeias da Reserva e para realiza-lo os indígenas solicitam doações.
O Abril indígena é um mês de resistência voltado para a visibilidade e fortalecimento das lutas e conquistas dos povos originários. Além disso, a data reforça a valorização e respeito de suas histórias, culturas e identidades, que por muito tempo foram silenciadas e invisibilizadas pela sociedade.
Os Xokleng/La Klãnõ pedem doações para comprar alimentos para o evento, entre eles carne bovina; carne suínas; saladas; batatinha; pães francês e refrigerantes. Os indígenas também estão com o projeto de construção de um galpão comunitário e para construí-lo solicitam também ajuda com o objetivo de comprar materiais de construção: 1 milheiro de tijolo 60; Eternit de 6mm 2,44×1; 10 5m³ de pó de brita; 20 sacos de cimento; 3m³ de areia fina e 150 blocos de concreto.
As doações podem ser enviadas via PIX: (47) 99611-7675 – Evandro Popó
Acampamento Terra Livre
Todo ano, no mês de abril, milhares de indígenas de todo o Brasil se reúnem em Brasília para o Acampamento Terra Livre. Esse ano, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) vai realizar o ATL entre os dias 22 e 26 de abril, num grande evento que em 2024 completará 20 anos de contribuição na luta histórica pela garantia dos direitos dos povos indígenas e fortalecimento da democracia do nosso país.
A programação do ATL 2024 e a temática da mobilização, estão sendo construídas, segundo a Apib, conjuntamente com a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, de Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), com a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), a Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste), a Comissão Guarani Yvyrupa, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), o Conselho do Povo Terena e a Assembleia Geral do Povo Kaiowá e Guarani (Aty Guasu).