*Foto principal: Do Carmo- Créditos : Marquinhos Oliveira
Dos 235 candidatos eleitos no último domingo (07) no Sul do Brasil, apenas cinco são negros. Destes, quatro são deputados e um senador. No total Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram a candidatura, segundo o Superior Tribunal Eleitoral (TSE), de 215 pessoas que se declararam da cor preta, o que representou 6,30% do total dos candidatos. Nem 3% dos negros que se candidataram foram eleitos. Nenhuma mulher que se declarou da cor preta conquistou uma vaga no legislativo. Os dados foram apurados pelo Parágrafo 2 com base na autodeclaração de raça/cor feita pelos candidatos no TSE.
No Paraná, dois candidatos negros se elegeram, ambos como deputado estadual. Um deles foi Paulo Roberto Galo (PODE). O apresentador de TV, de Curitiba, foi eleito com 26.210 votos. O outro candidato, que declarou ser da cor preta e que conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, foi Do Carmo (PSL) que recebeu 17,695 votos. Do Carmo, que atualmente é vereador em Maringá, diz que se sente lisonjeado em poder representar suas origens, porém, diante da pequena quantidade de negros eleitos no estado, ressalta que sua luta é constante para provar a capacidade dos negros e ajudar a levar suas origens a todos os poderes.
Do Carmo afirma ainda que sua atuação como vereador sempre buscou o benefício da coletividade, sem deixar, no entanto, de dar atenção especial às questões raciais. “Sempre vou valorizar as minhas origens, desenvolvendo ações que valorizem o ser humano. Fui o único vereador que homenageou mulheres negras no dia Consciência Negra. Na Assembleia Legislativa, falando de projetos em nível estadual, acho extremamente importante atuarmos nas Políticas Públicas de Igualdade Racial e Combate a discriminação. Pretendo somar forças com o outro deputado eleito para que juntos possamos defender nossas origens”, ressaltou.
Santa Catarina
O estado de Santa Catarina elegeu apenas um candidato que se declarou da cor preta. Hélio Costa (PRB) foi eleito deputado federal. Hélio, que é apresentador de TV, foi o mais votado no estado com 179,695 votos.
Rio Grande do Sul
Dois candidatos negros foram eleitos pelos gaúchos no último domingo. Airton Lima (PR), pastor na cidade de Cachoeira do Sul, foi eleito deputado estadual com 25 mil votos. Já Paulo Paim (PT) vai para mais um mandato como senador depois de conquistar 23% dos votos destinados aos candidatos a senador pelo Rio Grande do Sul.
Conteúdo relacionado: https://paragrafo2.com.br/2016/12/02/democracia-branca/