Últimas Notícias
Home » Sobre

Sobre

O Parágrafo 2 é um site de Jornalismo Independente. 

Criado em 2015 por um grupo de jornalistas tem como objetivo retratar  questões ligadas à realidade indígena, imigrantes, política, educação, cultura periférica, além de personagens e histórias que muitas vezes são deixadas de lado pela grande mídia. 

Além de jornalistas, o site conta com colaboradores provenientes de diversas áreas (filosofia, geografia, história, entre outros). O site é mantido prioritariamente pelos leitores por meio de uma campanha de financiamento coletivo e recorrente, o que nos garante total liberdade editorial. 

O Parágrafo 2 começou como um site experimental, no qual profissionais de diversas regiões do país, e também do exterior, acharam espaço para publicar sobre os mais diversos temas. Ao todo 22 colaboradores produziram matérias, entrevistas, crônicas, contos, críticas e poemas.

Com o passar dos anos nossa responsabilidade cresceu e abraçamos causas como a precarização do ensino público por meio de medidas como a Reforma do Ensino Médio, a luta dos povos indígenas e a realidade dos imigrantes. Somos, inclusive, o primeiro veículo do país a ter uma coluna sobre imigrantes escrita por haitianos.

Em resumo, procuramos produzir reportagens, entrevistas, fotos e vídeos sobre temas importantes, mas que têm pouco espaço na mídia tradicional.

Conheça a atual equipe

 

José Pires – Jornalista e Editor 

É Jornalista idealizador do Parágrafo 2. Trabalhou quatro anos em jornais impressos da Região Metropolitana de Curitiba. Foi docente e assessor de imprensa. É autor do livro “Fundação Weiss Scarpa- Uma trajetória de emancipação social em Pinhais -PR” e diretor do documentário “Tabaco- As Folhas da Incerteza”. Produz reportagens sobre educação, imigrantes, política e questão indígena.

 

—– // —–

Everton Mossato – Jornalista e Editor

É jornalista cofundador do Parágrafo 2. Trabalhou como faz-tudo em jornais de bairro de Curitiba/PR. Editou o documentário Tabaco – As folhas da incerteza e no Parágrafo 2 colabora como repórter, editor de vídeos, social mídia e na manutenção do site.

—– // —–

Rafael Pires de Mello

É Filósofo, mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná. Trabalha como professor da Rede Estadual de ensino há 10 anos. No Parágrafo 2 escreve nas colunas “Filosofia Di Vina” e “Instante de Livros”. Fala sobre política, filosofia, educação, luta social, literatura, entre outros temas.

—– // —–

Kauê Avanzi

É professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino e Mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). No Parágrafo 2 escreve na Coluna “Pão e Pedras: Amenidades e Poesia”, onde fala sobre política, educação, urbanização, luta social, entre outros temas.

—– // —–

Marcus Paiva (Xondaro)

Há 30 anos se interessa pela questão indígena, sendo que nas duas últimas décadas vem militando, proferindo palestras, organizando mutirões, atuando dentro e fora das aldeias no sentido de promover a autonomia dos povos indígenas de norte a sul do Brasil. No Parágrafo 2 fala sobre a realidade dos indígenas na Coluna “Xondaro”. 

—– // —–

Fabiano José Mossato

É professor de História, pós graduado em Sociologia Política na Universidade Federal do Paraná. Atua como professor na rede pública e privada, além de cursinhos preparatórios para vestibular há mais de 10 anos. No Parágrafo 2 escreve sobre história e conjuntura política.

—– // —–