O Slam Paraná 2023 vai consagrar, no próximo domingo (24), o campeão do Campeonato Paranaense de Poesia Falada. A 5ª edição acontece em Curitiba às 14h, no Teatro Laboratório da FAP/UNESPAR. Quem vencer concorre a uma vaga para o Campeonato Brasileiro de Poesia Falada – Slam Brasil. Essa edição deve reunir 14 poetas de cidades como Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.
O evento ocorrerá no TELAB, Teatro Laboratório da FAP UNESPAR (Rua dos Funcionários, 1756, Cabral, Curitiba). Neste ano participam as comunidades: Slam Alferes Poeta, SlamContrataque, Slam de la Frontera, Slam das Gurias CWB, Slam da Zumbi, Slam do Muma e Slam Pé Vermelho. Além do título de campeão paranaense 2023, quem vencer garante uma vaga para representar o Paraná no campeonato brasileiro de poesia falada, o Slam Brasil, que ocorrerá em dezembro, em Belo Horizonte (MG).
O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público que pode acompanhar as apresentações e avaliações do torneio. O Slam Paraná tem 3 rodadas eliminatórias. Na primeira participam todos os 14 poetas, que devem apresentar um poema autoral com até 3 minutos de duração. As avaliações são feitas por um júri popular composto por 5 pessoas escolhidas entre o público presente durante o evento. O júri atribui notas de 0.0 a 10.0 pontos, das 5 notas a maior e a menor são cortadas e as 3 medianas somadas para cada apresentação. Classificam-se para a segunda rodada os 7 poetas mais bem avaliados na primeira. Esses apresentam um novo poema autoral que será avaliado pelo júri popular. Classificam-se para a terceira rodada, os poetas que receberem as 3 melhores notas da segunda. Na rodada final, um novo poema autoral é apresentado e avaliado. Quem obtiver a maior nota da terceira rodada ganhará o título de campeão paranaense 2023 de poesia falada. Se houver empate em alguma das rodadas, os poetas empatados terão que apresentar outros poemas para avaliação de desempate.
O que é o slam e como funciona
Slams são campeonatos de poesia falada que ocorrem em diversos países do mundo. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1980, no formato de um campeonato em que os competidores declamam seus poemas autorais e são avaliados por um júri popular.
No Brasil, a modalidade literária e esportiva existe desde 2008, com mais de 200 comunidades espalhadas pelo território nacional. Anualmente, os coletivos de slams realizam suas edições mensais e uma etapa final que classifica representantes para a etapa estadual. Quem ganha a etapa estadual, é classificado para a etapa nacional, o Slam Brasil.
No Slam Brasil, os poetas concorrem a vagas que os levarão para as etapas internacionais. Primeiro, o Campeonato Latino-Americano – Slam Abya Yala, depois, o Mundial da Poesia Falada, World Poetry Slam Champion, que ocorre anualmente e reúne poetas de todos os continentes.
Todas as etapas seguem algumas regras que caracterizam o torneio de slam: os poetas devem apresentar poemas autorais, em até 3 minutos, e não podem usar objetos, adereços cênicos ou música de fundo. Nesse campeonato é válido apenas os recursos do texto, da voz e da expressão corporal.
Serviço
Slam Paraná 2023 – Campeonato Paranaense de Poesia Falada
Data: 24 de setembro 2023
Horário: 14h
Local: Teatro Laboratório da Faculdade de Artes do Paraná – FAP / UNESPAR,
Endereço: Rua dos Funcionários, 1756, Cabral – Curitiba
Contatos organização: Érica Paiva (44) 99817-5428 / Emerson Nogueira (41)
99859-3428
Crédito das fotos: Jhey Rosza