Foto: Lis Guedes
O Slam Contrataque, encontro de poesia marginal de Curitiba, realiza neste sábado (25) sua primeira edição de 2023. O evento integra o circuito nacional de Slam – campeonatos de poesia falada e vale vaga para a classificatória da etapa estadual, o Slam Paraná, que acontece no final do ano. A atividade é aberta ao público, com classificação livre para todas idades e vai acontecer na praça do Cavalo Babão, no Largo da Ordem, no Centro da Capital, a partir das 18h. Essa edição vai contar com espaço de palco aberto, para expressões livre, além do campeonato de poesia marginal.
Sendo o primeiro Slam – campeonato de poesia falada – de Curitiba, o Slam Contrataque integra o circuito municipal, estadual e nacional de Slam. Tem como objetivo, fomentar a arte e a poesia marginal na cidade. Os encontros ocorrem todo último sábado do mês, a partir das 18h, na praça do Cavalo Babão – Largo da Ordem.
Mas, o que é um Slam?
Slam’s são campeonatos de poesia falada, presentes em vários países de todos os continentes. Funcionam a partir de etapas locais – como o Slam Contrataque -, nas cidades e bairros, etapas Estaduais, uma etapa nacional e internacional. Enquanto um novo gênero literário, que envolve a literatura, as artes cênicas e performance – os Slams estão presentes no Brasil desde o ano 2000 e vem ganhando destaque a partir da representação periférica e de grupos marginalizados da sociedade. Atualmente, no Brasil, já existem mais de 200 coletivos locais, espalhados por diversas cidades. Em Curitiba, vem ganhando cada vez mais espaço e, atualmente, existem 6 coletivos que integram o circuito estadual e nacional de poesia falada.
Serviço
Slam Contrataque – encontro e campeonato de poesia marginal
Praça do Cavalo Babão – Largo da Ordem – Centro HIstórico de Curitiba
A partir das 18 horas
Classificação Livre
Gratuito
Inscrições para o campeonato no local
Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2