Últimas Notícias
Home » Diário da Greve » Servidores mantém ocupação da ALEP até nova proposta de Ratinho Jr.

Servidores mantém ocupação da ALEP até nova proposta de Ratinho Jr.

Com informações de Kauê Avanzi direto da ALEP

 No 15º dia de greve, após ataque de deputado aos professores, servidores públicos do Paraná ocuparam a Assembleia Legislativa e só deixarão o prédio quando o governador Ratinho Júnior apresentar uma nova proposta que contemple as reivindicações das diversas categorias.

Os servidores estavam mobilizados na capital paranaense desde às 9h da manhã desta terça feira (9) em um grande ato que reuniu cerca de 30 mil pessoas (segundo a APP). A partir das 13h, com o início da sessão na ALEP (Assembleia Legislativa do Paraná) os manifestantes se concentraram próximo às portas da Assembleia onde um carro de som retransmitia as falas do plenário. Após o discurso do Deputado Ricardo Arruda (PSL), no qual o parlamentar atacou os servidores e chamou os professores de vagabundos, os manifestantes ocuparam as galerias da ALEP.

Por um momento a sessão foi suspensa, porém após foi retomada e encerrada às 16h35. O Deputado Ricardo Arruda (PSL) conseguiu sair antes da entrada dos manifestantes.

Até o momento da publicação desta matéria a ALEP se mantém ocupada e o clima é pacífico. Membros do Governo se reúnem a portas fechadas enquanto lideranças dos movimentos sindicais aguardam uma nova proposta para desocupar o prédio.

Entre as reivindicações que os servidores esperam que sejam contempladas pela proposta do governo, se destaca a data-base, que atualmente tem uma defasagem de cerca de 17%.

Esta medida extrema, de ocupar a ALEP, se deu após diversas adiamentos por parte do governo para reunir-se e negociar com os servidores do executivo.

Nesta quarta feira (10) ocorrerá a última sessão da Assembleia antes do recesso parlamentar. Centenas de manifestação continuarão acampados nas galerias da ALEP e no gramado da Praça Nossa Senhora de Salete.

Gostou desse conteúdo? Você pode ajudar o Parágrafo 2 a produzir mais matérias, reportagens, vídeos e artigos sobre educação, realidade indígena, imigrantes, cultura, entre outros. Acesse nossa campanha de Financiamento Coletivo no Catarse e veja as vantagens de ser um assinante!

https://www.catarse.me/paragrafo2 

About Everton Mossato

É jornalista, cofundador do Parágrafo 2, "emprestado" ao funcionalismo público. Descabaçou como repórter em jornais de bairro de Curitiba. Já teve uns blogs e editou o documentário Tabaco - As folhas da incerteza. Aprecia o ritmo de produção intermitente e acredita que boas "estórias" devem ser contadas sem pressa.