Na tarde desta terça-feira (07), integrantes da Comunidade Vila Nova Esperança, de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram de reunião com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares. O encontro foi solicitado pelo Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (Coped) e teve a participação de integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM) da comunidade, do Ministério Público, da Defensoria Pública do Paraná, de movimentos sociais como a Terra de Direitos e a Liga Brasileira de Lésbicas, do Deputado Estadual Goura Nataraj (PDT) e da assessoria do vereador Renato Freitas (PT).
Na reunião, Valdecir Ferreira entregou uma carta de reinvindicações ao secretário. O documento tem o objetivo de proteger a segurança das mais de mil famílias que vivem hoje na ocupação e que têm sido agredidas e ameaçadas pela Policia Militar desde o último dia 30 de novembro, quando a PM executou um jovem de 24 anos e torturou sua namorada, uma adolescente de 15. O crime revoltou os moradores e desde então viaturas da Rone – – Batalhão de Operações Policiais Especiais, Ronda Ostensiva de Natureza Especial – têm comparecido ao local e promovido atos de violência. “Não podemos mais viver nessa situação. Precisamos garantir a segurança da comunidade, tiraram a nossa paz, as famílias estão cansadas e amedrontadas”, destacou Valdecir.
Marcel Jeronymo, presidente em exercício do Coped, enfatizou que a reunião teve como objetivo cobrar providências imediatas da Secretaria Estadual de Segurança Pública para que cesse a violência contra os moradores da Nova Esperança. “Podemos, secretário, adotar um protocolo de ação para que os moradores não sejam mais vítimas de violência gratuita por parte da PM? O senhor pode assumir esse compromisso?”, questionou.
O secretário de Segurança, Coronel Romulo Marinho Soares, prometeu empreender esforços para que a paz volte à Nova Esperança e afirmou que a reunião desta terça-feira foi de grande importância para estabelecer diálogo entre o poder público e a comunidade.