Últimas Notícias
Home » Paraná » Representantes da Comunidade Nova Esperança se reúnem com Secretário de Segurança Pública do Paraná

Representantes da Comunidade Nova Esperança se reúnem com Secretário de Segurança Pública do Paraná

Na tarde desta terça-feira (07), integrantes da Comunidade Vila Nova Esperança, de Campo Magro, na Região Metropolitana de Curitiba, participaram de reunião com o Secretário de Segurança Pública do Paraná, Coronel Romulo Marinho Soares. O encontro foi solicitado pelo Conselho Permanente de Direitos Humanos do Paraná (Coped) e teve a participação de integrantes do Movimento Popular por Moradia (MPM) da comunidade, do Ministério Público, da Defensoria Pública do Paraná, de movimentos sociais como a Terra de Direitos e a Liga Brasileira de Lésbicas, do Deputado Estadual Goura Nataraj (PDT) e da assessoria do vereador Renato Freitas (PT).

Na reunião, Valdecir Ferreira entregou uma carta de reinvindicações ao secretário. O documento tem o objetivo de proteger a segurança das mais de mil famílias que vivem hoje na ocupação e que têm sido agredidas e ameaçadas pela Policia Militar desde o último dia 30 de novembro, quando a PM executou um jovem de 24 anos e torturou sua namorada, uma adolescente de 15. O crime revoltou os moradores e desde então viaturas da Rone – – Batalhão de Operações Policiais Especiais, Ronda Ostensiva de Natureza Especial – têm comparecido ao local e promovido atos de violência. “Não podemos mais viver nessa situação. Precisamos garantir a segurança da comunidade, tiraram a nossa paz, as famílias estão cansadas e amedrontadas”, destacou Valdecir.

Marcel Jeronymo, presidente em exercício do Coped, enfatizou que a reunião teve como objetivo cobrar providências imediatas da Secretaria Estadual de Segurança Pública para que cesse a violência contra os moradores da Nova Esperança. “Podemos, secretário, adotar um protocolo de ação para que os moradores não sejam mais vítimas de violência gratuita por parte da PM? O senhor pode assumir esse compromisso?”, questionou.

O secretário de Segurança, Coronel Romulo Marinho Soares, prometeu empreender esforços para que a paz volte à Nova Esperança e afirmou que a reunião desta terça-feira foi de grande importância para estabelecer diálogo entre o poder público e a comunidade.

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.