Últimas Notícias
Home » colunistas » Quem invadiu o quê?
Curitiba 08/12/2018 - Incendio na Ocupação 29 de Março em Curitiba faz duas vítimas. Foto Gibren Mendes

Quem invadiu o quê?

“Incêndio destrói Vila Corbélia na Cidade Industrial de Curitiba”. Foi no curso de uma operação policial, motivada pela morte de um companheiro de farda. Leio a notícia sem querer acreditar, e a minha cabeça imediatamente se enche de perguntas:

  • Quem começou o incêndio?
  • De que forma ocorreu a morte do PM? Quem matou e porquê?
  • As investigações já foram encerradas?
  • Toda comunidade deve pagar pela morte do Policial ou as investigações deveriam ser lideradas pelo serviço de inteligência, a fim de localizar cirurgicamente o assassino?
  • Invertendo os papéis: Se uma pessoa morre assassinada pela polícia, todos os outros policiais terão que pagar?
  • Se uma pessoa morrer no trânsito, todos os motoristas devem pagar?
  • Se uma pessoa morre por erro médico, todos os médico devem pagar?

A chamada grande imprensa relativiza a notícia, atenua os fatos a serviço de seus interesses, desinforma a sociedade e elege novamente o pobre como o principal problema. A sociedade, em geral, diz amém e segue na mesma linha, culpando os moradores por estarem em situações precária, morando em área de “invasão”. Estes esquecem que todos nós moramos em área de invasão, pois há mais de 500 anos os europeus chegaram aqui e invadiram o território que hoje chamamos de Brasil. Aí a pessoa fala “mas eu comprei minha casa, ela é produto do meu trabalho, meu suor”. Ô, cara pálida, essa área foi invadida no passado! Demarcada e vendida pelos invasores! Aí o vivente continua “mas isso faz muito tempo, hoje mudou. Você só fica com esse papinho de História, pense no agora”. Amiguinho, nossa sociedade de hoje é consequência do passado! Nós vivemos em uma sociedade pautada nos interesses dos invasores, que lá atrás doaram terras a seus pares, que depois foram vendendo em pedacinhos até chegar a você, que comprou esse pedacinho. Enfim, é mais difícil do que parece fazer com algumas pessoas entenderem o básico, quiçá praticarem a empatia.

Esta ação é uma demonstração da força do Estado contra os menos favorecidos. Foi uma execução sumária. Justiçamento. Uma ação que sempre ocorreu, mas que tende a aumentar com o novo cenário político que se apresenta. Vamos pensar no todo e nas consequências das nossas ações. Se todos na comunidade tivessem armas também, o que teria sido deste episódio?

Texto de Fabiano Mossato

Foto de Gibran Mendes (www.fotospublicas.com)

About Parágrafo 2

Mídia independente sem padrinhos nem patrões criada em 2015. Busca retratar personagens, histórias, situações e realidades peculiares que são deixadas de lado (ou abordadas superficialmente) pelos grandes veículos.