Últimas Notícias
Home » arte » Psycho Carnival e Coletivo das Culturas promovem rodas de conversa sobre a cena underground

Psycho Carnival e Coletivo das Culturas promovem rodas de conversa sobre a cena underground

Nesta quinta-feira (16) acontece a festa de abertura da 22ª edição do festival Psycho Carnival. O evento é um dos maiores festivais de rock do Brasil durante o carnaval e acontece tradicionalmente em Curitiba. O festival tem trazido para a capital bandas de várias partes do Brasil, América do Sul, Europa e Estados Unidos. Ao todo são 39 atrações e a programação se estende até o dia 20/02. A maioria dos shows acontece no Jokers Pub, na região central de Curitiba. Mas, com a intenção de fazer com que toda a população tenha acesso aos shows do festival, essa edição também vai ter apresentações gratuitas no TUC, no Largo da Ordem, que fica no Centro de Curitiba.

Além disso, a edição desse ano traz eventos paralelos nos bares Lado B e Janaíno Vegan e no bar Cão Velho.

Oficinas

A programação paralela do Psycho Carnival também contará com um workshop ministrado pelo produtor visual e fotógrafo Cleiner Micceno.
A oficina acontecerá no sábado (18) e na segunda-feira (20), a partir das 10h, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Na grade do workshop, o público terá acesso a técnicas de gravação de vídeo utilizando câmeras simples, de modo a mostrar a viabilidade da produção e divulgação de trabalhos pessoais ligados à música ou artes em geral.
Um dos objetivos da oficina é fazer com que, em um futuro próximo, os participantes possam também possam ter qualificação técnica para produzir conteúdo e, assim, ajudar a fortalecer a cena underground curitibana e brasileira.
Cleiner Micceno é presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo, produtor, diretor, roteirista, fotógrafo e documentarista audiovisual.

Bate papo sobre cultura

O Psyco Carnival promove também, ao lado do Coletivo das Culturas, dois bate-papos que abordarão diversos temas de grande importância para toda a cena underground curitibana e brasileira.

Os encontros serão no TUC, com mediação da jornalista Adriane Perin, da De Inverno Comunicação, que esteve à frente de diversas iniciativas que movimentaram a cena cultural curitibana nas últimas décadas, entre elas, o festival Rock De Inverno.

A entrada é gratuita.

A programação dos bate-papos é a seguinte:

Local – Teatro Universitário de Curitiba (TUC) – Sábado (18), das 15h às 17h.

Participantes – Músicos das bandas Cowboys From Hell e Rat Demons (Colômbia) e Diablos Suicidas (Chile), Angelo Stroparo e Jeff Araújo (integrantes do Coletivo das Culturas), e Fabricio Vitor (produtor do São José Rock Festival).

Tema – Na conversa, que tem o apoio do Centro Cultural Espanha, serão abordadas as iniciativas independentes do underground curitibano e as maneiras de viabilizar a inclusão dos artistas e bandas da cidade nas opções de políticas públicas existentes no momento.

Local – Teatro Universitário de Curitiba (TUC) – Segunda (20), das 15h às 17h.

Participantes – A banda alemã de Punk/Hardcore Pisscharge (que tem como vocalista a ex-frontman do grupo curitibano AAAAAA Malencarada, Kassandra Speltri, Péricles Bostelmann (relações públicas do Instituto Goethe de Curitiba), e Otavio Bob Zucon (integrante do Coletivo das Culturas).

Tema – O Pisscharge está vindo ao Brasil por meio de um intercâmbio cultural promovido pelo Instituto Goethe na Alemanha e chancelado pela sede curitibana da instituição, que endossou a relevância do Psycho Carnival no cenário musical da América do Sul e a seriedade do evento.

Na conversa, serão abordadas as possibilidades de intercâmbio cultural, a necessidade da classe artística se engajar nessa luta e a importância do apoio do poder público para que as bandas possam desenvolver seus respectivos trabalhos, inclusive em outros países.

Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*