Na tarde desta quarta-feira (18) professores, professoras e outros profissionais da educação do Estado do Paraná ocuparam a Assembleia Legislativa. O protesto é contra o novo edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) que contrata trabalhadores temporários. Dezenas de servidores, que desde ontem estavam acampados na frente do Palácio Iguaçu, professores e exigem a revogação do edital.
O secretário da Casa Civil, Guto Silva prometeu para hoje uma resposta mas até o momento não houve contato. Indignados com o descaso e desrespeito, educadores ocuparam o prédio administrativo da Alep e prometem sair somente após uma sinalização de atendimento da reivindicação. Cerca de 300 pessoas estão desde a manhã de hoje na frente do Palácio Iguaçu e cerca de 40 delas passaram a noite acampados.
“Não temos medo da prova, mas estamos muito preocupados com o que há nas entrelinhas desse edital, pois hoje somos mais de trinta mil contratados e a prova será apenas para quatro mil. Além disso tem outras questões como, a pandemia que está em alta no estado, temos que pagar uma taxa para realizar a prova que manterá o mesmo contrato precário que não garante aulas, direito a saúde entre outros. Esperamos uma resposta até agora a tarde, as quatro horas. Não tivemos resposta nenhuma, então resolvemos ocupar a assembleia. Quando ocupamos os deputados se reuniram, enviaram uma proposta de uma nova reunião para amanhã as onze horas, não acitamos e permanecemos aqui na assembleia até que sejamos atendidos e o edital47 revogado”, conta a professora Dionês, que trabalha no município de Colombo/PR.
Na noite de ontem o governo atendeu pedido de um grupo de indígenas que reivindicava a suspensão da prova e da cobrança de inscrição porém manteve para demais professores, que agora exigem o mesmo tratamento. Deputados atuam para que o governador reveja a posição, principalmente diante do aumento de casos e mortes por CoronaVírus Estado. A realização da prova prevista para o dia 13 de dezembro pode movimentar mais de 100 mil pessoas.
Confira as fotos e vídeos enviados de dentro da ALEP para o Parágrafo 2: