Na última sexta-feira (10), o vereador de Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba, Evandro da Rocha (Republicanos), conhecido como Vandinho, foi preso depois de agredir a esposa.
Segundo informações do boletim de ocorrência da Polícia Militar (PM), Vandinho aparentava estar embriagado e se mostrou bastante agressivo no momento da prisão. Ainda de acordo com PM, foi necessário o uso da força para detê-lo. Rocha teria sido “irônico” e se identificou como advogado numa tentativa de “carteirada”. Ele foi encaminhado para a delegacia do município.
A equipe que atendeu a ocorrência constatou a lesão corporal na vítima, ela tinha um ferimento na orelha direita.
Dois dias antes da ocorrência, no Dia Internacional da Mulher, o vereador publicou em suas redes sociais uma homenagem à esposa. Há outras publicações, também em suas redes, que enaltecem o combate à violência doméstica.
O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Piraquara deve se reunir no início dessa semana para avaliar o caso de Vandinho. Após a prisão do vereador, o presidente da Câmara disse que, nesta segunda-feira (13), a Casa de Leis vai marcar uma audiência urgente com a Comissão de Ética da Casa. “Vamos buscar todas as informações sobre a lei. As punições podem ir de penalidade, afastamento, inclusive a perda de mandato”, disse.
Na noite deste domingo (12), já em casa e ao lado da esposa, o vereador gravou um vídeo no qual classifica a agressão, sua prisão, o ferimento na orelha da esposa e o relato dos policiais como “notícias falsas”.
“Nós estamos super bem. Estamos juntos, em harmonia no nosso lar e agradecendo de coração toda mensagem de apoio, carinho e solidariedade que estamos recebendo… jamais pratiquei o delito de violência doméstica, até porque combato isso na Câmara de Vereadores e no exercício da advocacia. Então, não acreditem em notícias falsas que estão circulando em redes sociais, não é mesmo meu amor?”, diz ele se dirigindo à esposa na gravação publicada ontem.
O vídeo pode ser visto na página Weissópolis Noticias, no link abaixo:
https://www.facebook.com/search/top?q=vereador%20vandinho%20piraquara
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Data Folha, mais de 4.600 casos de violência doméstica contra a mulher são registrados por mês no Paraná. Nos primeiros seis meses de 2021 foram 27.881 ocorrências no Estado, uma média de quatro mil casos por mês. Em janeiro de 2022, estatísticas apontaram o crescimento de 46% dos casos de violência contra a mulher em Curitiba.
Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2