Últimas Notícias
Home » arte » Mestre Kandiero lança “Bispo Negro”, uma narrativa que debate questões históricas e raciais

Mestre Kandiero lança “Bispo Negro”, uma narrativa que debate questões históricas e raciais

No próximo dia 27 de março, o escritor e ativista Adegmar da Silva, mais conhecido como Mestre Kandiero, lança o livro Bispo Negro – Os “homens bons” e a santa eugenia curitibana. O evento de lançamento acontece na Biblioteca Pública do Paraná a partir das 17h30.

 “Bispo Negro” é lançado pela Editora Humaitá e é uma narrativa densa e provocativa que mergulha nas questões históricas, políticas e sociais do Brasil, entrelaçando-as com reflexões sobre religião, justiça social e moralidade. 

O enredo descreve um diálogo intenso durante uma vigília religiosa em uma igreja, onde um Bispo questiona mitos e símbolos da cidade, confrontando o passado escravocrata do país e seus reflexos no presente, desafiando a noção de que apenas aqueles que diretamente escravizaram são responsáveis pelas injustiças históricas.

O bispo desafia as narrativas estabelecidas, levantando questões sobre a construção da identidade local e a necessidade de revisitar a história com um olhar crítico. O diálogo destaca a importância de conhecer a verdade e questionar narrativas históricas estabelecidas.

O livro “Bispo Negro” questiona e critica as ideias do movimento paranista, associando-o à eugenia e ao racismo científico. Argumentando que o paranismo, ao promover uma identidade branca e excluir a presença negra e indígena na história do Paraná, reflete os ideais racistas do século XIX e XX. 

Sobre o autor

Mestre Kandieiro é idealizador do Instituto Cultural Humaitá e um dos mais importantes defensores da cultura afro no Paraná. Pesquisador da história do povo negro na capital ele é escritor, poeta e idealizador da Linha Preta Curitiba.

Mais lançamentos da Editora Humaitá

No próximo dia 21/03, Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, o ativista e militante histórico do movimento negro, Valdir Izidoro Silveira, lança o seu quarto livro: Circunstâncias e sensações: poemas, afetos e denúncias. 

A obra reúne artigos e poemas publicados entre 1971 e 2006, com destaque para os poemas inéditos, escritos na Ilha Jardim das Flores – ILHA PRESÍDIO – situada no estuário do Rio Guaíba, em Porto Alegre/RS e também é um lançamento da Editora Humaitá.

Valdir Izidoro Silveira é poeta, jornalista, ativista do movimento negro e engenheiro-agrônomo.

Valdir Izidoro Silveira lança sua obra nesta quinta-feira, dia 21/03.

Serviços

Lançamento do livro Bispo Negro – Os “homens bons” e a santa eugenia curitibana

Data: 27/03/2024

Horário: 17h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná – R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Lançamento do livro Circunstâncias e sensações: poemas, afetos e denúncias

Data: 21/03/2024

Horário: 17h30

Local: Biblioteca Pública do Paraná – R. Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

Mais informações em: https://www.humaitaeditora.com.br/

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*