Entre os dias 18 e 21/04 acontece, no Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana, em Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba, a primeira edição do “Abril Indígena”. O evento, promovido por famílias das etnias Guarani, Kaingang, Tukano e Terena em parceria com Prefeitura Municipal e movimentos sociais, faz parte das mobilizações realizadas em todo o Brasil no mês que destaca a cultura e as lutas dos povos originários.
Nesta primeira edição, o Abril Indígena receberá a visita de centenas de estudantes da rede municipal de ensino. Mas o evento também é aberto a todas as pessoas interessadas na luta e na cultura indígena. Participarão, além das famílias que hoje vivem na Floresta Estadual Metropolitana, indígenas de oito aldeias de Curitiba e Região.
O evento tem como objetivos divulgar a cultura e as lutas indígenas e também trazer conscientização sobre meio ambiente e a importância do reflorestamento. Para isso, a programação do Abril Indígena conta com:
Apresentações Culturais “odjeroky, poraí-rewé”; momento artístico (teatro/show/capoeira); noite cultural “pytũ rowy’a”; pintura e grafismos “mboparaá”; roda de diálogos “onhemongwetá porã”; jogos indígenas “djaá nimangá”; roda de histórias; indígenas “nhandé mombeú wa’ekwery”; beleza indígena “kunhaĩ porã”; reflorestamento “ka’agwy porã”; exposição de artesanatos “nhandé tembiapó”; centro de exposição permanente; oficina agroecológica e diálogos interdisciplinares (coletivos diversos).
O Território Indígena Floresta Estadual Metropolitana
A Floresta Estadual Metropolitana está localizada no município de Piraquara na Região Metropolitana de Curitiba. É uma unidade de conservação desde 1988 e está próxima a área urbana, faz limite com a ferrovia Curitiba-Paranaguá e é cortada pela rodovia Contorno Leste. A floresta sofreu, durante muitos anos, extrativismo florestal, exploração seletiva de espécies como araucária e o corte raso para atividades agropecuárias.
Em 09 de agosto de 2021 famílias indígenas ocuparam um trecho da floresta com o objetivo de reflorestar a região com árvores nativas, recuperar a floresta as nascentes que estão na região. Meses depois, o Instituto Água e Terra (IAT) decidiu compartilhar a gestão da área com os indígenas. Foi a primeira vez que o IAT propôs um acordo de cogestão de unidade de conservação com uma entidade da sociedade civil.
Os indígenas ainda precisam de alguns itens para ampliar a capacidade do Abril Indígena. Para isso precisam de doações. Elas podem ser feitas por meio de PIX CPF 006.261.079-11 (Eloy Jacintho).
Ou pelo QR CODE.
Mais informações: (41) 99632-2334
Endereço: Rua Isidio Alves Ribeiro, 764 – Bairro Planta Meireles – Piraquara – PR.