Últimas Notícias
Home » indígenas » Indígenas ocupam Sesai em Curitiba

Indígenas ocupam Sesai em Curitiba

Indígenas ocuparam, na manhã de ontem (29), a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai) em Curitiba. Diversas famílias chegaram ao local com barracas, colchões, cobertores e outros objetos necessários para permanecer por um longo período, se necessário. A ocupação, que acontece de maneira pacífica, foi motivada por problemas e incertezas na renovação do contrato de veículos e motoristas que são utilizados pelas aldeias para descolamento em casos de urgências médicas e também para realização de tratamentos. A Sesai terceiriza esse tipo de serviço.

A Secretaria é um órgão do Ministério da Saúde. A unidade de Curitiba presta atendimento ao Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral Sul, responsável por ações de saúde de cerca de 8,3 mil pessoas em 14 aldeias localizadas nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Marciano Rodrigues, liderança da aldeia Guarani Posto Velho, do estado do Paraná e um dos membros da Coordenação dos Povos Indígenas do Sul, relata que a demanda que desencadeou a ocupação é relacionada ao contrato com os veículos e motoristas que fornecem transporte às aldeias, mas que as reivindicações são maiores que isso. “Nosso temor, por causa do congelamento de recursos para a saúde indígena, é que outros serviços comecem a ser paralisados. Eles nos disseram que isso nunca aconteceria, mas agora estão falando sobre cortar a verba para veículos e motoristas. Se a gente não lutar contra isso, daqui há pouco outro serviço pode ser cortado”, destaca.

Um grupo de lideranças foi definido para levar as demandas até Brasília e parte hoje para a capital federal. Assim, os indígenas devem permanecer na Sesai até que a situação seja resolvida e as famílias acampadas necessitam de doações como como materiais de higiene, panelas e outros utensílios, alimentos, lona, blusas, agasalhos e colchonetes. As doações podem ser entregues na Sesai que fica na Rua Tabajaras, 871 – Vila Izabel, Curitiba.

Conteúdo relacionado: https://paragrafo2.com.br/2018/05/15/hoje-nossos-inimigos-mandam-na-funai/

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.