Últimas Notícias
Home » colunistas » Hip Hop, atitude à toda prova!

Hip Hop, atitude à toda prova!

Coluna Guerreiro Rocker Inusitado !

Salve salve galera antenada!
Estamos de novo na praça!
Agora com uma pequena mudança no título da coluna… dispensamos o Amador e abraçamos o Inusitado!
Bora contar uma breve história sobre a Cultura Hip Hop.
Mas afinal, o que vem a ser a Cultura Hip Hop?
O Hip Hop tem suas origens na década de 1970 , surgindo nas comunidades Jamaicanas, Latino e Afro-Americanas na cidade de NY, mais precisamente no Brooklin, tendo como um dos principais precursores e responsável pela divulgação e natural popularização do movimento, o DJ KOOL HERC. São 4 os elementos que definem a cultura Hip Hop: o Breack , o DJ, o MC e o Graffiti. Das festas lá pelos idos dos “anos 70” até os dias atuais, a cultura Hip Hop alcançou números estratosféricos em todo planeta, literalmente, e com fôlego para muito mais!
Bom, que sei eu sobre a cultura Hip Hop? Nada ou quase nada. Mas precavido que sou fui ter uma aula com dois amigos Mestres na matéria ! Nada mais nada menos que os impagáveis RICCARDO CAXA & MATHEUS HENRIQUE , dois dos maiores ativistas e divulgadores da cultura Hip Hop em Pinhais e adjacências. Riccardo Caxa, 30 anos e produtor e agente cultural , responsável pela BATALHA DA CULTURA (primeiro evento de batalhas aberto ao público em Curitiba), é músico compositor, responsável pelas composições e vocais da banda Real ( Revolução Expressa Alternativa Liberal), aonde divide os palcos com Felipe Futi, Lucas Fukuoka e Felipe Ponto… Matheus Henrique tem 25 anos, é Vídeo produtor, Ativista Cultural, compositor, produtor artístico, fundador e cordenador do Movimento cultural BATALHA DE PINHAIS.

 

BATALHA DE PINHAIS?
Batalha de Pinhais é um movimento cultural que procura promover e divulgar a música, os grupos de Rap, os trabalhos de artistas indepedentes, batalhas de MC’s e em especial a cultura Hip Hop em Pinhais.. “É um movimento Cultural sem fins lucrativos, com o único intuito de servir de ponte entre a cultura Hip Hop, seus adeptos e seguidores e a sociedade, incentivando a juventude a mostrar seus talentos e lutar contra o preconceito e a desigualgade social”.

Fábio FBC

A BATALHA DE PINHAIS é tambem um evento de ” Batalhas de MC’s” que surgiu em Pinhais em 2013 por iciativa de Mario Henrique Portela e Thyago Kazequer. A equipe que hora cordena a BATALHA DE PINHAIS é composta por COSME ALVES, MATHEUS HENRIQUE, JEFERSON ( JEFF DRAMA) e RICCARDO CAXA. A BATALHA DE PINHAIS é uma realização dos movimentos BATALHA DA CULTURA e BATALHA DE PINHAIS.
Agora, no dia 27 de Maio à partir das 13h, na praça do Skate em Pinhais, vai ser realizado mais uma edição da Batalha de Pinhais, com 32 MC’s, escolhidos através de uma seleção de artistas previamente inscritos, e contará também como atrações, artistas reconhecidamente talentosos como FABRÍCIO FBC (DV TRIBO – MG) e BANDA REAL.
Enfim um evento que agradará em cheio os aficionados da Cultura Hip Hop e amantes das artes em geral.

Cabe aqui meus sinceros agradecimentos aos Camaradas Riccardo Caxa e Matheus Henrique, pela atenção dispensada e pela Aula de Hip Hop! É NOIS!

Banda Real

 

 

 

 

 

 

About Guerreiro Rocker

Guerreiro Rocker é casado, duas filhas, Iluminador, músico, compositor e vocalista da Banda Rasterriv , mora em Pinhais-PR https://www.facebook.com/guerreirorocker.guerreiro