No próximo domingo (07), imigrantes haitianos realizam uma manifestação na Praça Santos Andrade, no Centro de Curitiba. O ato é uma iniciativa da Organização Nacional para o Desenvolvimento dos Haitianos (ONDIH/BRASIL) e tem o propósito de expressar solidariedade e apoio ao povo haitiano, além de denunciar a inércia dos Estados Unidos e da comunidade internacional em oferecer ajuda significativa diante das dificuldades enfrentadas pelo Haiti.
O pequeno país caribenho do Haiti está à beira do colapso. Gangues armadas, violência e saques tornaram a vida cotidiana punitiva na nação de 11 milhões de habitantes, com escassez de comidas e remédios.
A violência abala o Haiti desde o assassinato do presidente Jovenel Moïse, em 2021, num episódio que agravou a insegurança e desestabilizou o país social e politicamente. A violência das gangues, os sequestros e a turbulência são obstáculos à reconstrução e ao desenvolvimento do país devastado pelo terremoto de 2010.
Como o governo perdeu a capacidade de garantir as necessidades básicas de governança, segurança e serviços públicos aos cidadãos, muitos analistas consideram o Haiti hoje um estado falido.
Serviço:
Manifestação da comunidade haitiano em Curitiba
Data: 07/04/2024
Horário: 15h
Local: Praça Santos Andrade – Centro – Curitiba.