Na próxima terça-feira (9) os servidores do estado do Paraná que aderiram à greve no final de junho receberão reforço do interior do estado. Os grevistas prometem um ato ainda maior do que o do último dia 1º de julho, ocasião em que mais de 15 mil servidores percorreram as ruas da capital paranaense.
A concentração do ato desta terça-feria terá início às 9h na Praça 19 de Dezembro, a Praça do Homem Nu e da Mulher Nu, no Centro de Curitiba. A intenção do funcionalismo público é marchar até o Palácio Iguaçu, sede do executivo estadual, que fica a 1,28 km da concentração.
O funcionalismo, representado pelo Fórum das Entidades Sindicais (FES), reivindica o pagamento de 4,94%, referente a inflação dos últimos 12 meses, mais negociação dos atrasados. Os servidores públicos estão sem reposição desde 2016 e as perdas acumuladas passam de 17%.
Além dos servidores públicos estaduais, os estudantes também anunciaram “greve estudantil” a partir desta segunda-feira (8) por tempo indeterminado.
Em um comunicado, alunos do Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado, dizem que irão parar em apoio à greve dos professores e demais servidores públicos.
As seguintes categorias hoje se encontram em greve no estado do Paraná:
1- Policia Militar (9 entidades)
2- SindUepg PG
3- App PR
4- Sintespo PG
5- Sindiseab PR
6- Sindipol PR
7- Sinpoapar Peritos
8- Sinteemar Mga
9- Sesduem Mga
10- Afuem, Aduem e DCE Mga
11- UENP – Norte Pioneiro
12- Sindarspen- Agentes Penitenciários
13- Adunicentro Gpuava e Irati
14- Sintesu Gpuava e Irati
15- SindiSaude PR
16 – Assuel Londrina
17- Sindiprol Uel
18- Unespar: Apucarana, Campo Mourão, Curitiba I e II, Paranaguá, Paranavaí, União da Vitória.
19- SinDetran -Apoio
20- Sinssp – Apoio
21- Sinteoeste- Apoio
22- Adunioeste -Apoio.
Gostou desse conteúdo? Você pode ajudar o Parágrafo 2 a produzir mais matérias, reportagens, vídeos e artigos sobre educação, realidade indígena, imigrantes, cultura, entre outros. Acesse nossa campanha de Financiamento Coletivo no Catarse e veja as vantagens de ser um assinante!