Websérie produzida pelo Instituto Socioambiental (ISA) mostra a implantação de projetos que visam levar energias limpas para aldeias e comunidades ribeirinhas da Floresta Amazônica.
A websérie é dividida em três episódios e viaja por três territórios amazônicos com iniciativas diferentes. Em cada um, a produção investiga as necessidades de energia elétrica, o desafio de superar a dependência do caro e poluente diesel e as oportunidades das populações de serem abastecidas por energia limpa alternativa, como solar, eólica ou biomassa. O documentário é dirigido por Fernanda Ligabue e está disponível no canal do ISA no YouTube.
A obra mostra a solarização de 65 aldeias no Parque Indígena do Xingu (MT); o Projeto Eletricistas do Sol, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns (PA), uma das maiores da Amazônia; e os detalhes do Cruviana: primeiro projeto de geração de energia eólica em uma Terra Indígena no Brasil, a Raposa Serra do Sol (RR).
No Brasil, a eletricidade é conduzida pelos caminhos da desigualdade: atualmente, 98% da população brasileira têm acesso à energia elétrica (direito garantido na constituição). Mas, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), pelo menos 500 mil famílias no Brasil ainda não são atendidas pelas distribuidoras. Deste total, 70% está na Amazônia. São milhões de pessoas em busca de energia para garantir educação, transporte, saúde, trabalhar, se comunicar.
Assista a websérie no Youtube (clique aqui)
Fonte: ISA – Instituto Socioambiental
——————-
Gostou desse conteúdo? Você pode ajudar o Parágrafo 2 a produzir matérias, reportagens, vídeos e artigos sobre educação, realidade indígena, imigrantes, cultura, entre outros. Acesse nossa campanha de Financiamento Coletivo no Catarse e veja as vantagens de ser um assinante!