Nas eleições de 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 3,161 negros se candidataram, o que representa 10,87% do total de todos os candidatos. Destes, apenas 77 foram eleitos em todo o país, representando 4,38% de todos os eleitos. Entre os brancos, 1,267 se elegeram, o que representa 71,99% dos eleitos. O restante se divide entre indígenas, pardos e amarelos. Os dados do TSE levam em conta a autodeclaração de raça/cor feita pelos próprios candidatos.
As eleições gerais de 2018 tiveram ao menos 1.323 candidatos que se declararam da cor preta a mais em relação à disputa de 2014. Enquanto o número de postulantes que se declaram brancos se manteve estável, com variação de 1%, o número de candidatos negros teve alta de 9%.
Mesmo a população negra do Brasil sendo maior que a branca (96 milhões de negros e 90 milhões de brancos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) os candidatos eleitos que se declararam na cor preta foram minoria em todo o país. O levantamento feito pelo Parágrafo 2, com base nos dados estatísticos do TSE, levou em consideração apenas os candidatos que se declararam da cor preta.
Nenhum eleito
Em sete estados brasileiros nenhum negro se elegeu. Além do Acre (que não teve candidatos negros), Alagoas, Amazonas, Amapá, Goiás, Mato Grosso e Sergipe não elegeram nenhum representante da cor preta.
Maior quantidade de brancos eleitos
Candidatos brancos foram a maioria em quase todos os estados brasileiros. E mesmo nos estados onde haviam mais candidatos que se autodeclararam pardos, a maioria dos eleitos foram brancos. No Maranhão, por exemplo, 64% dos eleitos se declararam da cor branca. No entanto, a maioria dos candidatos era parda (48%) contra 38% de brancos. Mas 30% dos candidatos eleitos são pardos. Neste estado apenas três negros se elegeram.
Alguns estados tiveram mais de 80 % dos candidatos eleitos da cor branca. É o caso de São Paulo onde 90 % dos eleitos declarou ser da cor branca contra 4% de negros, Paraná com 91 % de brancos e apenas dois negros eleitos, Santa Catarina, onde 95 % dos eleitos são brancos contra apenas 1% de negros e Rio Grande do Sul que elegeu três negros e teve a maior proporção de candidatos brancos eleitos no Brasil com 96%.
Os estados que mais elegeram negros foram o Rio de Janeiro onde 8% dos eleitos são negros (10 candidatos de 593 da cor preta se elegeram) e a Bahia com 12% representado em 14 eleitos.
Conteúdo relacionado: https://paragrafo2.com.br/2016/12/02/democracia-branca/
https://paragrafo2.com.br/2018/10/10/sul-do-brasil-elegeu-apenas-cinco-candidatos-negros/