Últimas Notícias
Home » arte » Diretor Jester Furtado lança livro infantojuvenil que traz contribuições para a luta antirracista

Diretor Jester Furtado lança livro infantojuvenil que traz contribuições para a luta antirracista

Via assessoria de imprensa.

Aconteceu no último dia 21, na Biblioteca Pública de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, o lançamento do livro infantojuvenil “Joaquim, Negra Sim”, do diretor teatral Jester Furtado. A obra conta a história do jovem Joaquim que vive dentro de casa seu primeiro conflito com as questões raciais em uma conversa despretensiosa com o tio.

Jester, que é professor na rede estadual de ensino, conta que em sua vivência tem observado que crianças e adolescentes aprendem práticas discriminatórias, sendo assim, destaca o autor, a intenção do livro lançado na última terça-feira é tocar neste tema sensível, mas necessário. Partindo de uma investigação pessoal instigada pela afirmação de Nelson Mandela de que “se podemos aprender a odiar, podemos também aprender a amar”, o escritor fala sobre amor, acolhimento e racismo velado.

“A intenção não é fazer imposições, mas mostrar que o racismo está nas estruturas, está dentro da nossa casa de forma velada e mesmo velado ele vai construindo pessoas que vão praticar essa exclusão e preconceito racial.”, comenta Jester

Lançado no último dia 21, o livro toca em temas sensíveis como amor, acolhimento e racismo velado. Foto: Assessoria de imprensa do evento.

Além do lançamento, também aconteceu uma contrapartida em formato de roda de conversa com a professora de teatro e atriz Kelle Bastos. “Conversamos não só sobre questões inerentes ao livro, falamos também da história do racismo e da maneira como o racismo se perpetua nas instituições até hoje. Falamos sobre a solidão da mulher negra, entendendo que não é só sobre esse olhar da atualidade, mas é algo que perdura durante séculos”, comenta Kelle.

Na ocasião do lançamento, os livros foram vendidos a preço promocional e para a democratização do acesso a versão do audiolivro será disponibilizada gratuitamente. Além disso, 40% dos exemplares serão destinados a distribuição gratuita em comunidades quilombolas. Todos os eventos e contrapartidas têm intérprete de libras.

Joaquim, Negra Sim é um projeto realizado com incentivo do programa estadual de fomento e incentivo à cultura/PROFICE – Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura – Governo do Estado do Paraná. Com captação da Sauí Responsabilidade Social. O projeto recebeu incentivo da Copel.

O livro também será lançado em outras cidades. Acompanhe a programação na rede social do livro: https://www.instagram.com/joaquimnegrasim

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*