Últimas Notícias
Home » Paraná » Depois de censurar imprensa, Pimentel tenta barrar a última pesquisa eleitoral

Depois de censurar imprensa, Pimentel tenta barrar a última pesquisa eleitoral

Nesta quinta-feira (03), a campanha de Eduardo Pimentel (PSD) conseguiu na Justiça Eleitoral do Paraná a remoção de notícias do jornal Plural relacionadas à denúncia veiculada na Coluna do jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles que divulgou áudio onde um servidor da Prefeitura de Curitiba chora ao ser coagido, ao lado de colegas, a doar dinheiro para a campanha de Eduardo Pimentel.

Depois de conseguir essa censura, Pimentel agora tenta impedir também a divulgação da última pesquisa eleitoral sobre a disputa para a prefeitura de Curitiba.  Advogados da campanha do candidato protocolaram, ainda na quinta-feira, um pedido de suspensão da Pesquisa Quaest na 01ª Zona Eleitoral de Curitiba. A pesquisa foi contratada pela RPC, afiliada da Globo no Paraná, e deve ser publicada pela emissora no início da noite de sábado (5), na véspera da eleição.

Os advogados de Eduardo Pimentel alegam que a pesquisa Quaest não atende os requisitos exigidos pela legislação eleitoral, o que impossibilitaria sua divulgação. Uma das alegações seria com relação a indisponibilidade de dados do sistema do Tribunal Superior Eleitoral, do IBGE, Censo e PNADc. “A empresa não especificou, individualmente, qual das fontes foi utilizada para cada um dos itens de estratificação e os dados não estão disponíveis nas fontes públicas”, diz a peça que pede a censura da pesquisa.

A tentativa de censura da pesquisa Quaest pode ter relação com as denúncias de coação divulgadas pelo site Metrópoles. Inclusive nesta quarta (02), o Parágrafo 2 publicou matéria revelando que entre os doadores de campanha de Pimentel estão ao menos 12 servidores da prefeitura, a maioria em cargos de comissão. Curiosamente, grande parte destas doações tem exatamente o mesmo valor: R$ 2.900.

Outro fato que pode estar desequilibrando o candidato de Greca, seria uma súbita ascensão da candidata bolsonarista Cristina Graeml (PMB). Segundo “pesquisas internas” das coligações que concorrem à prefeitura, Graeml teria crescido significativamente indicando inclusive uma possibilidade de estar contra Pimentel no segundo turno.

Antes que você saia: Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2

Você pode participar também da comunidade do Parágrafo 2 no WhatsApp e receber em primeira mão reportagens sobre direitos dos povos indígenas, imigrantes, liberdade religiosa, política, cultura…

É só clicar nesse link: https://chat.whatsapp.com/FoILCvfG2VW65lJZ4zWGOz

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*