O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), motivado pelas últimas alterações na legislação educacional do ensino médio, especialmente a partir da Lei 13.415/17 e da terceira versão do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de abril de 2018, apresenta, uma proposta de organização curricular para o Ensino Médio regular, considerando a construção histórica e democrática das Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para o estado do Paraná (DCE, 2008). Com esta proposição o Núcleo reafirma seu posicionamento em defesa de uma escola pública para todos/as, laica, de qualidade e socialmente referenciada. O documento, aprovado em maio, propõe para os fóruns de debate, as secretarias estaduais de educação, os conselhos estaduais e municipais de educação, especialmente, o Conselho Estadual de Educação do Paraná e o Conselho Nacional de Educação, contribuições para a organização do currículo e a defesa das disciplinas escolares na Educação Básica, particularmente, a filosofia e a sociologia, tanto na Base Nacional Comum Curricular, como também nos Itinerários Formativos.
Confira na íntegra o texto aprovado: http://www.educacao.ufpr.br/portal/nesef/wp-content/uploads/sites/10/2018/05/NESEF_Proposta-de-organiza%C3%A7%C3%A3o-curricular_23-05-2018-1.pdf
Confira também a entrevista concedida ao Parágrafo 2 pelo professor Geraldo Balduino Horn, do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino de Filosofia (Nesef) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falando sobre a BNCC e a Reforma do Ensino Médio: https://paragrafo2.com.br/2018/05/02/proposta-traz-um-enorme-prejuizo-do-ponto-de-vista-da-formacao-humana-e-tambem-tecnico-cientifica-para-os-estudantes-afirma-geraldo-horn/