Últimas Notícias
Home » Educação » Comunidade Acadêmica da UFPR pede respeito ao resultado das eleições para reitoria

Comunidade Acadêmica da UFPR pede respeito ao resultado das eleições para reitoria

Fotos e vídeos: Camila Grassi

Na tarde desta quinta-feira (10), estudantes, professores e funcionários da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizaram uma manifestação pedindo respeito ao resultado da eleição para reitor da Universidade.

A Chapa 2, encabeçada pelos professores Ricardo Marcelo Fonseca e Graciela Ines Bolzon de Muniz, à frente da atual gestão, foi a mais votada na eleição que aconteceu nos dias 01 e 02 de setembro para a Reitoria da UFPR. Em números proporcionais, a dupla levou 83% dos votos válidos, enquanto a chapa concorrente, do candidato Horácio Tertuliano ficou com 8%. A Comissão Paritária de Consulta (CPC) homologou na última terça-feira (08) o resultado da votação. Agora, uma Lista Tríplice será enviada para o presidente Jair Bolsonaro; e isso coloca incertezas sobre quem comandará a universidade pelos próximos quatro anos.

Depois da derrota, o então candidato da Chapa 1 ao cargo de reitor, entretanto, se nega a aceitar o resultado do processo democrático. Agora, após o fim do processo, Horácio não parece disposto a aceitar a vontade de 17.255 eleitores, que fizeram uma votação recorde.

No dia 4 de setembro, dois dias depois da divulgação do resultado da eleição, ele entrou com um pedido de impugnação do processo eleitoral à CPC. Mas essa não foi a única ofensa realizada à democracia universitária. Tentando criar factoides para emperrar o processo, Horácio Tertuliano fez acusações levianas contra o presidente da APUFPR, Paulo Vieira Neto, que era presidente da CPC.

O Reitor Marcelo, reeleito no início de setembro, também acompanhou os atos.

Para comprovar que a tentativa do candidato derrota não passava de uma cortina de fumaça, o próprio presidente do sindicato submeteu seu computador pessoal a uma perícia independente, que comprovou que não houve nenhuma irregularidade.

Agora, professores, trabalhadores e estudantes da UFPR exigem que seus votos sejam respeitados e pedem que Horácio retire seu nome da Lista Tríplice de onde sairá o escolhido para ocupar a reitoria por mais quatro anos. Nas redes sociais ganha força o movimento chamado #RetiraHorácio.

Pedidos “carinhos” também reforçaram o #RetiraHorácio. Vídeo retirado das redes sociais. 

Existe uma tradição democrática, de respeito à escolha da comunidade da UFPR desde 1985. Os candidatos derrotados sempre tiraram o nome da lista tríplice que é enviada ao Governo Federal, Horácio, porém, não parece estar disposto a respeitar a democracia.

Assim, hoje dezenas de pessoas participaram da manifestação na sede da Reitoria. O ato foi organizado pela Associação dos Professores da UFPR (Apuf), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).

 

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.