Via Funai
Uma comitiva de indígenas da Região Sul do país foi recebida nesta terça-feira dia 24, em Brasília, pela futura presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana.
A reunião, na sede do órgão, contou com lideranças dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, dos Povos Laklãnõ/Xokleng e Kaingang.
Durante o encontro, os indígenas pediram a ampliação das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável em aldeias do Sul do país. As reivindicações serão repassadas às áreas competentes da Funai para os devidos encaminhamentos. Eles também ressaltaram a importância do diálogo com o órgão federal.
“Estamos muito honrados por estar aqui. Nosso sonho era que a Funai tivesse um presidente indígena. Acreditamos que a atual gestão vai ajudar a construir uma política de sustentabilidade para os indígenas da Região Sul”, salientou a liderança indígena Kretã Kaingang.
Já a futura presidente explicou que o órgão enfrenta dificuldades orçamentárias, sendo necessário um esforço conjunto para que o cenário seja revertido. “Estamos reorganizando a casa e os desafios são muitos. Por isso vamos precisar da ajuda dos caciques. Também queremos voltar a fazer parcerias com outras instituições e entidades, bem como com organizações internacionais”, pontuou Joenia.
Estiveram presentes na reunião a presidente substituta da Funai, Maria Janete Albuquerque de Carvalho, e a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta Andrade de Oliveira, indígena do povo Baré com larga experiência na área, nomeada nesta terça (24).