Artigo da Professora Jaque Marcelino
Fotos de Emerson Nogueira
Na manhã desta segunda feira (24), o empresário e Secretário da Educação do Paraná Renato Feder tinha, em sua agenda, uma visita à Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Blindado pela grande imprensa, que se mostra claramente parcial, foi alertado sobre a presença de profissionais da Educação que, em ato em frente à escola, aguardavam por respostas acerca do retorno das aulas presenciais em meio ao caos. Diante disso, fez o que qualquer pessoa com medo faria, fugiu.

Professores aguardavam Renato Feder – Foto: Emerson Nogueira
A fachada da escola carrega a marca da dor: uma homenagem ao saudoso professor Anevan, vítima da Covid-19. Quantos mais perderão suas vidas? Talvez, para o governador, seu secretário e os capitães do mato dos núcleos de educação e da SEED, morreram poucos.

Foto: Emerson Nogueira
Ao chegar, a Secretária Andrea Franceschini, de maneira cínica respondeu a uma professora que a questionava sobre o retorno após a vacinação dos profissionais: “Eu não prometi que teria vacina”. E assim, dando de ombros adentrou à escola, depois saiu, sem nada dizer, triste por não poder receber o nobre secretário.
A imprensa divulga o retorno às aulas como sendo seguro, ignorando os crescentes números de contágio nas escolas que retornaram ao presencial, com a pífia desculpa de que “o contágio não ocorreu nas escolas”. No entanto, nenhum estudo prova essa alegação, além disso, o fato de haver profissionais e alunos contaminados em contato aumenta significativamente a chance de que outras pessoas sejam infectadas.

Professora Jaque Marcelino no ato em Pinhais – Foto: Emerson Nogueira
Ademais, noticia-se também que os pais podem optar por não mandar seus filhos para a escola, mas não mencionam que, aqueles que optam pelo retorno, assinam um termo no qual assumem responsabilidade em caso de infecção ou mesmo de morte, eximindo a responsabilidade do estado. Para os professores, só há duas opções: GREVE ou morte.
Feder tem medo de professores, os professores não têm medo de Feder.
Escapou de Pinhais, mas não de Colombo
Ao invés de Pinhais, o secretário Renato Feder foi ao Colégio Estadual Alfredo Chaves, no município de Colombo. Lá, também foi recepcionado por professores. A recepção pode ser vista nos vídeos abaixo:
O Parágrafo 2 entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pinhais questionando a decisão de volta às aulas. O município é o único na Região Metropolitana onde os estudantes da rede municipal foram convocados a voltar para as aulas presenciais. Confira as respostas da prefeitura de Pinhais:
1) Por que Pinhais decidiu voltar com as aulas presenciais?
Neste ano letivo de 2021 houve a recomendação 001/2021 do Ministério Público apresentada à Pinhais quanto ao retorno presencial, e, mais recentemente, uma solicitação de apresentação de Plano de Retorno. Além disso, entendemos a necessidade de retorno presencial a fim de intensificar o atendimento pedagógico a nossos educandos com a mediação docente, apoiando seu processo de aprendizagem, uma vez que para alguns alunos as dificuldades de aprendizagem tem se agravado pela ausência deste apoio presencial do professor, fator apontado inclusive nos conselhos de classe, a partir de avaliação trimestral do processo. Outro aspecto relevante é o indicativo de mais de 56% dos pais que optaram pelo atendimento presencial de seus filhos. Destacamos que o retorno presencial não é de adesão obrigatória, sendo assim, as aulas remotas serão mantidas.
2) Qual será o percentual de estudantes em cada sala de aula?
Foi adotada a orientação da Secretaria de Saúde do Estado, a qual preconiza a observância de 1,5m de distanciamento entre os alunos, estando o percentual de estudantes em cada sala de aula vinculado à capacidade de atender este distanciamento.
3) Qual é o percentual de professores que foram vacinados na cidade de Pinhais?
Até o momento foram imunizados aproximadamente 700 profissionais da educação, sendo estes da rede municipal, estadual e particular de ensino. Cabe ressaltar ainda que além da imunização deste grupo específico, há os de 60 anos que já foram todos vacinados ou mais e de comorbidades que estão sendo vacinados neste momento.
4 ) Quantos estudantes da rede municipal e também da estadual existem em Pinhais?
Na rede municipal de ensino, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental – anos iniciais, contamos com 7.875 educandos matriculados, estando previsto nesta etapa do Plano de Retorno os educandos do 5º ano (aproximadamente 1.600) e dentre os quais a partir de pesquisa com as famílias/responsáveis 56% optaram pelo retorno presencial. Já no Estado contamos com 12.663 estudantes matriculados, nos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.