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Coletivo de humanidades faz ato em todos os Núcleos de Educação do Paraná contra a redução de aulas

Na última segunda-feira (18), professores e professoras do Coletivo de Humanidades (Filosofia – Sociologia – Arte) fizeram um mutirão em todos os Núcleos de Educação do Paraná. O ato público dos docentes é uma das ações que tentam barrar a Instrução Normativa 011/2020, que gerará caos nas distribuições de aula para o ano letivo de 2021 e desemprego em massa na educação.

Instrução Normativa 011/2020

Impõe uma reformulação do currículo das escolas públicas do Paraná. Ela apresenta problemas graves: retira 50% das cargas de três disciplinas, Filosofia, Sociologia e Arte. O impacto da decisão de Ratinho Júnior será de aproximadamente três mil demissões diretas. Pedagogicamente falando, a retirada programada das disciplinas causará danos irrecuperáveis aos estudantes. As disciplinas são fundamentais em vários aspectos da formação humana, no campo prático, elas estão nos vestibulares das principais universidades do país, também estão presentes no Enem, além de serem fundamentais para construção das redações.

A distribuição de aulas, que geralmente é caótica, tende a piorar com a Instrução Normativa 011/2020. São milhares de pais e mães que não terão como sustentar suas famílias por uma decisão arbitrária do governo do Paraná.

Maringá – Ato aconteceu em diversas cidades do estado

A decisão de Ratinho Júnior e Renato Feder.

Ratinho Júnior vem se mostrando como um dos governadores mais autoritários do país. Não é novidade para ninguém a maneira como age o político. Para reformular o currículo, nenhuma das partes interessadas foram sequer consultadas. Nem estudantes, nem pais e mães de estudantes, nem docentes, ou seja, ninguém da comunidade escolar. Nenhum parecer técnico, pedagógico ou social legitima tal arbitrariedade.

Umuarama

O Coletivo

O Coletivo vem se compondo desde meados de 2016, em princípio com docentes de Filosofia e Sociologia. Após 2019 professores de diversas áreas começaram a compor o grupo. Em 2020 com a adesão dos professores de Arte, passou a se chamar Coletivo de Humanidades. Com força política expressiva o Coletivo de Humanidades conseguiu apoio de mais de 50 entidades em nível estadual e nacional contra a redução da carga horária e também apoio de parlamentares estaduais, municipais e federais. A organização do grupo permitiu que houvesse um ato coordenado em todos os núcleos de educação do estado, onde foram recebidos pelas chefias locais. Os membros do Coletivo expuseram às chefias de Núcleos os inúmeros equívocos da Instrução Normativa 011/2020, os danos irreparáveis que ela trará e protocolaram uma série de documentos que fundamentam a argumentação dos docentes, entre eles, um requerimento que pede as seguintes solicitações:

  1. Abertura de canal de diálogo permanente e democrático entre esse coletivo, DEDUC/DPGE/SEED e os NREs.
  2. Reunião urgente desse coletivo com a DEDUC/DPGE/SEED, com intermediação dos Núcleos Regionais de Educação
  3. Revogação da INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 09/20 – DEDUC/DPGE/SEED e INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA Nº 11/20 – DEDUC/DPGE/SEED, que impõe a nova matriz curricular para o ano de 2021;
  4. Esclarecimentos formais dos NREs e da SEED sobre:
  • os motivos e critérios técnicos que levaram à alteração da matriz curricular conforme instruções mencionadas, especificamente no que tange à seleção das disciplinas de Arte, Filosofia e Sociologia como passíveis de redução de carga horária, desrespeitando documentos anteriores que garantiam a carga horária mínima de duas aulas semanais;
  • como foi realizado o processo de alteração da Matriz Curricular (quais diretorias participaram, eventuais pareceres técnicos produzidos, quais foram os princípios levados em consideração para tanto, em que momento as comunidades escolares foram consultadas e de qual forma, etc.)
  • processo de implantação da BNCC (como está o processo, quem coordena, prazos, etc.)
  • como serão implantadas as disciplinas “projeto de vida”, “cidadania e civismo”, “educação financeira” (suas ementas, quais professores terão prioridades para assumi-las, arcabouços teóricos e legais que embasam sua aplicação, além de como será realizada a formação de profissionais para atuarem nessas disciplinas inovadoras, já que o currículo das licenciaturas não as contempla;
  • como será o processo de distribuição de aulas para o ano letivo de 2021.

 (veja na íntegra os documentos protocolados no link abaixo).

https://drive.google.com/drive/folders/1aMp8WWgMmj1YCr-4HuuUs9u1bYKmZn-9?usp=sharing

Toledo

Confira a lista das entidades que apoiam o Coletivo de Humanidades:

NOTA DE APOIO EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA NA REDE ESTADUAL DO PARANÁ PELA MANUTENÇÃO DA CARGA HORÁRIA DAS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA, FILOSOFIA E ARTES

As entidades de pesquisa e político-organizativas abaixo relacionadas manifestam seu apoio aos profissionais da educação da rede estadual do Paraná na defesa da manutenção da carga horária atual das disciplinas de Sociologia, Filosofia e Artes, haja vista sua importância para a formação integral dos/das jovens da escola pública, bem como a necessidade de assegurar condições dignas de trabalho aos docentes dessas disciplinas. Assinam:
Assinam:

ABALF- Associação Brasileira de Alfabetização
ABECS – Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais
ABdC – Associação Brasileira de Currículo
ABRAPEC – Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
ANFOPE – Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação
ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação
ANPEd – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação
ANPOF – Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia
ANPUH – Associação Nacional de História
ANPOCS – Associação Nacional de Ciências Sociais
CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade
FINEDUCA – Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação
FORPIBID RP – Fórum Nacional de Coordenadores Institucionais do PIBID e Residência Pedagógica
FORUMDIR – Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros de Educação ou Equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras
SBS – Sociedade Brasileira de Sociologia
SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia
SBEnQ – Sociedade Brasileira de Ensino de Química
SBEnBio – Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia
Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio

Apoio de outras entidades:
Associação Seminário Nacional de Sociologia e Política
Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná – APUFPR
CCHS – Centro de Ciências Humanas e Sociais/Unioeste-Toledo
Colegiado do Curso de Ciências Sociais/UFPR
Colegiado do Curso de Filosofia/UFPR
Colegiado do Curso de Ciências Sociais/UEL
Colegiado do Curso de Filosofia/UEL
Colegiado da Licenciatura em Ciências Sociais do IFPR/Paranaguá
Colegiado do curso de Filosofia/UNIOESTE
Colegiado da Pós-graduação em Filosofia/UNIOESTE
Coordenação da Área de Filosofia na CAPES
Curso de Graduação em Ciências Sociais/PUCPR
Curso de Graduação em Filosofia/PUCPR
Curso de Graduação em Filosofia/UEL
Departamento de Filosofia da Unicentro/PR
Departamento de Filosofia/UFPR
Departamento de Sociologia/UFPR
Departamento de Ciências Sociais/UEL
Departamentos de Ciências Sociais/UEM
Instituto de Mulheres Negras Enedina Alves Marques de Maringá-PR.
Mestrado Profissional em Rede Nacional de Filosofia (PROFIFILO)
Mestrado Profissional em Rede Nacional de Filosofia da UFPR (PROFFILO/UFPR)
Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia (PROFSOCIO)
Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia da UFPR (PROFSOCIO/UFPR)
Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia da UFPR (PROFSOCIO/UEL)
NESEF – Núcleo de estudos e pesquisas sobre ensino de Filosofia
Núcleo de Direito de Povos e Comunidades Tradicionais/NUPOVOS-IFPR
Observatório do Ensino Médio – UFPR
Programa de Pós-graduação em Filosofia/UEL
Programa de Pós-graduação em Sociologia/UEL
Programa de Pós-graduação em Filosofia/UFPR
Programa de Pós-graduação em Sociologia/UFPR
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/UEM.

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About Rafael Pires de Mello

Rafael Pires de Mello é formado em filosofia pela UFPR, gosta de inutensílios como cinema,literatura,música e é claro o maior de todos, filosofia. Tem a tendência de chorar com música romântica quando bebe demais.