Últimas Notícias
Home » ambiental » Cohab derruba 12 casas no Caximba, moradores revelam que imóveis eram habitados

Cohab derruba 12 casas no Caximba, moradores revelam que imóveis eram habitados

Na manhã desta quinta-feira (15), a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), órgão vinculado à Prefeitura Municipal, demoliu 12 casas na Comunidade Abraão, no Caximba, na região sul da capital. Segundo a companhia, as casas estavam desabitadas, mas os moradores do bairro alegam que em muitas delas haviam sim moradores, alguns, inclusive estavam trabalhando na hora da demolição.

Segundo Luzia Andrade, liderança comunitária do bairro e responsável pelo projeto social Move Vidas, diversos imóveis que foram derrubados eram habitados e em um deles havia inclusive uma pessoa dormindo. “Muitas casas tinham moradores sim. Em uma delas tinha uma moça dormindo quando as máquinas chegaram pra derrubar. Foi um momento de desespero”, conta. Luzia destaca também que depois do apelo de moradores representantes da Cohab deixaram de demolir três casas, sob o aviso de que voltariam.

A Cohab diz que as lideranças comunitárias foram avisadas com antecedência sobre as demolições. Luiza Andrade diz que não. “Ninguém foi avisado. Eu, que sou liderança comunitária não sabia. As famílias vão chegar do trabalho e não vão encontrar mais suas casas”, conta. Os entulhos da demolição e os pertences dos moradores foram levados pelos caminhões da Companhia de Habitação.

Segundo a Cohab, as demolições se deram para que os imóveis, que são irregulares, não fossem ocupados novamente. Porém, segundo Luiza, que denunciou a ação em uma série de vídeos no Facebook (links abaixo), muitas casas abrigavam famílias que agora ficarão sem um teto.

O bairro Caximba, que separa Curitiba dos municípios de Araucária e Fazenda Rio Grande tem, segundo Censo do IBGE de 2010, mais de 160 mil habitantes. A Comunidade Abraão fica ao lado da Vila 29 de Outubro, que é uma das mais conhecidas da região.

Em outubro de 2019 a prefeitura de Curitiba anunciou um projeto de revitalização da região com a realocação de 1.147 famílias. Por meio de nota a Cohab disse que “A Prefeitura vem através das suas secretarias constantemente atuando para conter as novas ocupações na área, visando a garantia do acesso a moradia das famílias que ali residem desde o início da ocupação. Algumas casas foram identificadas à época do mapeamento como vazias, em constante monitoramento foi certificado que permaneciam vagas, não cumprindo a função social de moradia. Desta forma, as equipes da prefeitura executaram ação de demolição de 12 imóveis vazios, sem móveis nem moradores”.

Confira nos links os vídeos gravados no momento da demolição, neles, há inclusive o relato de moradores afirmando que a comunidade não foi avisada: 

https://www.facebook.com/luziaandrade.cruz/videos/3794047117331762

https://www.facebook.com/luziaandrade.cruz/videos/3794126113990529

https://www.facebook.com/luziaandrade.cruz/videos/3794185907317883

 

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.