No próximo sábado (12), a Sociedade 13 de Maio, em Curitiba, realizará o evento “Cinema e Samba” quando será exibido o filme “Chocolate: O eterno cidadão samba”, além uma roda de samba com o Bloco Boca Negra e discotecagem de samba em vinil com o DJ WN.
O evento começa às 15h, na sede da Sociedade Treze de Maio, com a exibição de “Chocolate: O Eterno Cidadão Samba”, documentário dirigido por Nivaldo Lopes e Eduardo Prante que destaca a vida e o legado do boêmio e carnavalesco Mestre Chocolate, 40 anos depois de sua morte.
Chocolate foi sambista, carnavalesco e agitador cultural. Para uma geração de músicos e boêmios, mais precisamente para os que respiravam samba na Curitiba das décadas de 1970 e 1980, era um mestre, o Mestre Chocô.
A história do Chocolate é apoteótica. Ele foi integrante por muitos anos da Escola de Samba Colorado e em 1971, depois de sair da escola, criou o Bloco Carnavalesco Ideais do Ritmo. Nele desfilavam, além dos bambas, a família Chocolate, sua esposa, filhos e até sua mãe. As fantasias, alegorias e adereços eram improvisados. A bateria, porém, se não era a maior, era a melhor.
O Parágrafo 2 fez uma matéria conta um pouquinho da história do Mestre e ela pode ser conferida no link:
Serviço
Cinema e Samba
Data: 12/10/2024
Horário: 15h
Local: Sociedade 13 de Maio, Rua Des. Clotário Portugal, 274 – Matriz – Curitiba.
Antes que você saia: Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2
Você pode participar também da comunidade do Parágrafo 2 no WhatsApp e receber em primeira mão reportagens sobre direitos dos povos indígenas, imigrantes, liberdade religiosa, política, cultura…
É só clicar nesse link: https://chat.whatsapp.com/FoILCvfG2VW65lJZ4zWGOz