Últimas Notícias
Home » Rádio Paragrafo 2 » Caso Athanásio se classifica para 2ª fase do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil

Caso Athanásio se classifica para 2ª fase do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil

O Podcast Caso Athanásio, produzido pela rádio Parágrafo 2, foi classificado para a segunda fase do Prêmio Melhores Podcasts do Brasil. A produção concorre na categoria “Crimes Reais/Investigativo” ao lado de grandes produções do áudio-documentário brasileiro. O Caso Athanásio foi o segundo podcast mais votado em sua categoria.

Na categoria Crimes Reais/Investigativo, ao todo 10 podcasts se classificaram para a segunda fase do Prêmio. Agora, o voto popular escolherá, nesta segunda fase, entre 23 de setembro e 22 de novembro, os cinco finalistas de cada CATEGORIA. Cada eleitor votará uma única vez em cada CATEGORIA nesta fase, indicando quem deve ser o vencedor. Nesta votação, os contadores serão zerados, ou seja, os votos obtidos na primeira fase de votação entre os Top 10 não serão somados aos votos obtidos na segunda fase.

A votação acontece no site do prêmio https://www.premiompb.com.br/

Sobre o Caso Athanásio

Partindo da prisão de um pai de santo na Região Metropolitana de Curitiba, no ano de 1984, em um formato Storytelling, o podcast vai analisar e debater a relação da imprensa com os cultos de matriz africana ao longo de quase dois séculos.

Athanásio de Souza Bueno era um pai de santo que foi preso na cidade de Piraquara, em junho de 1984. Na época, os principais jornais de Curitiba repercutiram a prisão durante semanas. O pai de santo foi acusado, entre outros crimes, de promover orgias, lesbianismo, incesto e violência sexual. Jornais impressos de Curitiba estampavam em suas capas a prisão com manchetes como “Descoberto o templo do Diabo” e “Valia de tudo na seita do demônio”.

O podcast vai analisar a cobertura feita pela imprensa na época e para isso ouviu jornalistas que cobriram o caso, personagens que vivenciaram essa história, pesquisadores de comunicação, entre outros. A intenção é responder, partindo da prisão do pai de santo, como foi a relação da imprensa e de outros setores da sociedade como a polícia e a política, com os cultos de matriz africana em Curitiba e também em outras cidades do país. Também será foco da análise elementos como racismo e intolerância religiosa presentes nas coberturas da imprensa em notícias relacionadas à Umbanda e ao Candomblé.

E você pode ouvir o podcast no Spotify:

Sobre o Prêmio Melhores Podcasts do Brasil

Ao todo 560 podcasts foram inscritos nesta edição do Prêmio em diversas categorias. Em mais de um mês de votação o Prêmio recebeu mais de 40 mil votos e teve 20 mil votantes únicos.

Antes que você saia: Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2

Você pode participar também da comunidade do Parágrafo 2 no WhatsApp e receber em primeira mão reportagens sobre direitos dos povos indígenas, imigrantes, liberdade religiosa, política, cultura…

É só clicar nesse link: https://chat.whatsapp.com/FoILCvfG2VW65lJZ4zWGOz

About José Pires

É Jornalista e editor do Parágrafo 2. Cobre temas ligados à luta indígena; meio ambiente; luta por moradia; realidade de imigrantes; educação; política e cultura. É assessor de imprensa do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana - SINPES e como freelancer produz conteúdo para outros veículos de jornalismo independente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*