Via Assessoria de Imprensa Cáritas Curitiba
Na próxima quinta-feira (27), a Cáritas da Arquidiocese de Curitiba promove mais uma edição da Feira de Empregabilidade, voltada para Refugiados e Migrantes. O evento acontece das 9h às 13h na a Mitra da Arquidiocese de Curitiba.
Participam da Feira várias empresas que realização atendimento de recrutamento e seleção para vagas de emprego. Serão distribuídas 90 senhas por ordem de chegada, a partir das 9hrs da manhã. Os interessados deverão trazer documentos pessoais como CPF, CTPS (Carteira de Trabalho), RNM ou (protocolo de solicitação de Residência/Refúgio), comprovante de endereço e currículo.
A ação é uma parceria da Cáritas de Curitiba com a Cáritas Brasileira Regional Paraná, OIM (Agência da ONU para as Migrações), ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) e conta com o apoio de associações de Migrantes e Refugiados como BOMOKO (Associação de Africanos em Curitiba), MEU (Mulheres Emigrantes Unidas), Irmandade sem Fronteiras e UCEPH (Associação dos Estudantes Haitianos de Curitiba). O evento também conta com o apoio das Secretarias Estaduais do Paraná como Secretaria de Justiça e Cidadania e Secretaria do Trabalho, Qualificação e Renda.
Para a Coordenadora de Projetos da OIM, Talita Aquino de Sousa, o principal objetivo das feiras é facilitar o acesso de refugiados e migrantes ao mercado de trabalho. “No âmbito do projeto ‘Oportunidades de Integração’, realizado em parceria com Cáritas Paraná, fazemos um trabalho de sensibilização das empresas sobre a importância da contratação de migrantes e refugiados e então organizamos as feiras mensalmente visando o acesso desta população a estas vagas”, destaca.
De acordo com a Coordenadora da Cáritas de Curitiba, Ana Lídia Oliveira, a importância da ação está relacionada com o trabalho da Cáritas de acolhimento, proteção e integração dos migrantes e refugiados. “Nosso objetivo é promover o acolhimento e proteção legal dos refugiados e migrantes que buscam Curitiba para um novo recomeço de suas vidas. As Feiras têm como objetivo a integração laboral e socioeconômica dessa população, para que tenham autonomia por meio do acesso às oportunidades de emprego e a renda”, diz Oliveira.
Segundo dados do Painel de Interiorização da Operação Acolhida (Governo Federal em parceria com o ACNUR e OIM), Curitiba é a cidade brasileira que mais recebeu migrantes venezuelanos, sendo o Paraná o segundo Estado brasileiro com maior número de venezuelanos interiorizados. Além dos migrantes venezuelanos, há em Curitiba diversas outras nacionalidades, como haitianos, ucranianos, afegãos, cubanos, dentre outras.
Serviço
Feira de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes
Data: 27/07/2023
Horário: 09h às 13h
Local: Mitra da Arquidiocese de Curitiba – Rua Jaime Reis, 369, São Francisco Curitiba.