Últimas Notícias
Home » reportagens » Candidato é baleado e preso pela Guarda Municipal

Candidato é baleado e preso pela Guarda Municipal

O candidato a Deputado Estadual pelo partido dos trabalhadores (PT), Renato Freitas, foi baleado e preso pela Guarda Municipal de Curitiba no fim da tarde deste Domingo (09) enquanto panfletava na Praça do Gaúcho, no bairro São Francisco na Capital.

Renato Freitas fez uma live em sua conta pessoal no Facebook (link abaixo) no momento em que estava sendo conduzido, cerca de 20h, de dentro da viatura. No vídeo ele relata sua dor e mostra o ferimento na mão. Segundo Renato ele foi alvejado por dois tiros de bala de borracha à queima roupa. O segundo tiro teria atingido suas costas. “A Guarda chegou e mandou a sumir da praça. Eu não falei nada, falei que só estava panfletando e ele me deu tiro à queima roupa”.

Segundo informações da página oficial da campanha, Renato foi levado ao Hospital Cajuru e posteriormente seria encaminhado ao 1º Distrito de Curitiba/PR.

No entanto, por volta das 22h Renato ainda estava detido no hospital, com ele os policiais que efetuaram os disparos e a realizaram a prisão.  Segundo um dos seus advogados, Felipe Mongruel, foi negado o acesso por parte do hospital e da própria Guarda, que não soube informar por qual crime Renato está sendo detido. “Não estamos tendo acesso ao Renato, não está sendo exercida nossa prerrogativa como advogado nem o direito de defesa dele”, comentou em vídeo na frente do hospital.

Não é a primeiras vez que Renato sofre perseguição das forças policiais. Durante a sua campanha para Vereador ele também foi preso irregularmente e os responsáveis respondem a processo administrativo. O presidente do PT de Curitiba André Castelo Branco, assim como Dr. Rosinha, candidato ao Governo do Estado, falam em perseguição política neste caso e em outro ocorrido durante o desfile de 7 de setembro no qual Edna Dantas, também candidata do partido foi detida por estar se manifestando em prol a libertação do presidente Lula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

https://www.facebook.com/RenatoAlmeidaFreitasJr/videos/170002007230141/?t=2 

About Everton Mossato

É jornalista, cofundador do Parágrafo 2, "emprestado" ao funcionalismo público. Descabaçou como repórter em jornais de bairro de Curitiba. Já teve uns blogs e editou o documentário Tabaco - As folhas da incerteza. Aprecia o ritmo de produção intermitente e acredita que boas "estórias" devem ser contadas sem pressa.