Parágrafo 2

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Veja o vídeo da nossa campanha no catarse:

O projeto

Fugir do jornalismo declaratório, supostamente imparcial, e hoje tão comum, é um dos grandes diferenciais da mídia independente. Abordar temas importantes, sem o receio de perder a receita vinda dos patrocinadores, é outro.

Um mergulho nas fontes e nos personagens, bem como em todas suas nuances, é elemento caro ao bom jornalismo, e, tal imersão, é muito mais viável se o veículo estiver livre de amarras limitadoras impostas por alguns anunciantes. Partindo desse pressuposto, o Parágrafo 2, mídia independente atuando na contra mão do jornalismo hard news desde 2015, lança sua primeira campanha de financiamento coletivo.

Unindo jornalistas a profissionais de outras áreas, como a Filosofia, a Geografia e a História, o Parágrafo 2 hoje tem como principais focos a cobertura dos povos indígenas e o meio ambiente, a realidade de imigrantes em Curitiba e Região Metropolitana, a precarização do ensino público e a desvalorização de seus profissionais, além da produção de cultura independente e periférica.

O Parágrafo 2 começou como um site experimental, no qual profissionais de diversas regiões do país, e também do exterior, acharam espaço para publicar sobre os mais diversos temas. Ao todo 22 colaboradores produziram matérias, entrevistas, crônicas, contos, críticas e poemas.

Com o passar dos anos nossa responsabilidade cresceu e abraçamos causas como a precarização do ensino público por meio de medidas como a Reforma do Ensino Médio (sempre dando voz aos professores, inclusive contamos com dois educadores da rede pública em nossa equipe), a luta dos povos indígenas e a realidade dos imigrantes. Somos, inclusive, o primeiro veículo do país a ter uma coluna sobre imigrantes escrita por haitianos.

Agora o desafio é ampliar e aprofundar a cobertura jornalística sobre esses temas, sem deixar de lado assuntos como política, promoção da igualdade racial e direitos trabalhistas, que sempre se fizeram presentes no site.

A intenção é aproximar o público leitor de quem faz o Parágrafo acontecer. Assim, contamos com sua ajuda para ampliar a produção de reportagens, entrevistas, fotos e vídeos sobre temas importantes, mas que têm pouco espaço na mídia tradicional.

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