No próximo sábado (30/11) e domingo (01/12) acontece o 1° Festival de cinema da aldeia: Cine Kógúnh Jámã. O evento, que será realizado no antigo Parque do Mate, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, terá a exibição de 17 filmes com a temática dos povos indígenas, temas sociais e culturais.
A entrada é gratuita nos dois dias do evento. No entanto, a participação é limitada e é necessária uma inscrição prévia. Acesse no final do texto o link para a inscrição.
Entre os filmes que serão exibidos estão o filme “Mulheres Araucária”, de Camila Mig Sá, que conta as vivências de luta, resistência e esperança de Maria, Jociele e Tayla, três gerações de mulheres Kaingang que “caminham” desde o território indígena no Paraná até a III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em 2023, em Brasília (DF); “Sufoco – Justiça para respirar”, que é um vídeo do Manifesto Coletivo que visa chamar a atenção para a importância de responsabilizar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela omissão diante da pandemia de Coronavírus e o “Mini-Doc: Retomada da Floresta Estadual Metropolitana”, de João Triska, que conta a luta dos famílias indígenas que retomaram um território ancestral na cidade de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba.
Confira a programação:
Além da exibição dos filmes, durante o festival haverá também uma acolhida aos visitantes, fala de lideranças indígenas e plantio de mudas.
Sobre a Aldeia Kógúnh Jámã
Ela foi formada em 2022 por indígenas do povo Kaingang, desde então, ocupa mais de 30 hectares de uma área que anteriormente estava abandonada e sem função social. Na aldeia, vivem 37 famílias.
Serviço
1° Festival de cinema da aldeia: Cine Kógúnh Jámã
Local: Antigo Parque do Mate – Campo Largo. Acesso pela BR 277 sentido Campo Largo
Data: 30/11 e 01/12
Horário: A partir das 9 h
Link de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSciJVSlVOUU40Fy_KJFEHrzG0yLwuqASr1cwWG4YN07MN3Lnw/viewform?usp=sf_link
Mais informações no Instagram:
https://www.instagram.com/kaingang_kogunh.jama
Antes que você saia: Apoie o jornalismo independente. Assine a campanha de financiamento coletivo do Parágrafo 2 e nos ajude a expandir a cobertura de temas ligados aos direitos humanos, moradia, imigrantes, povos indígenas, política, cultura, entre outros: https://www.catarse.me/paragrafo2
Você pode participar também da comunidade do Parágrafo 2 no WhatsApp e receber em primeira mão reportagens sobre direitos dos povos indígenas, imigrantes, liberdade religiosa, política, cultura…
É só clicar nesse link: https://chat.whatsapp.com/FoILCvfG2VW65lJZ4zWGOz